Blubbr: um bom recurso de vídeo interativo

Blubbr

Assistir a um vídeo, especialmente aqueles do tipo “cabeça falante”, pode ser uma atividade didática muito chata e pouco produtiva, especialmente quando os vídeos duram mais de 10 minutos.

O ideal, claro, seria não concentrar o ensino de todo o conteúdo de uma disciplina em vídeos. Mas, isso pode ser difícil para algumas instituições de ensino.

Um recurso que pode aumentar o interesse dos alunos e melhorar a sua aprendizagem é o blubbr. Trata-se de um serviço que cria exercícios interativos, com feedback imediato, dentro de vídeos, ou seja, torna interativos os vídeos que, sem esse recurso, poderiam ser muito desinteressantes. O melhor: trata-se de um serviço gratuito. Basta se cadastrar e começar a usar. Uma limitação: os vídeos precisam estar armazenados no YouTube.

O procedimento é o seguinte: os vídeos devem ser gravados normalmente e publicados no YouTube. Em seguida, deve-se entrar no site do blubbr e criar as questões para cada vídeo. Essas questões devem ser espaçadas ao longo do vídeo e devem avaliar a compreensão do conteúdo apresentado imediatamente antes da questão. O serviço não permite concentrar as questões ao final do vídeo, o que, convenhamos, é uma ótima ideia. É possível criar apenas questões de múltipla escolha com quatro alternativas, sendo necessário criar um mínimo de quatro questões por vídeo. O blubbr cria uma URL que pode ser inserida no site da instituição de ensino, ou seja, não é necessário que o aluno entre no YouTube para acessar o vídeo e responder às questões.

E, claro, mesmo os vídeos considerados muito interessantes podem se beneficiar desse recurso, uma vez que o objetivo maior é facilitar a aprendizagem do aluno.

O endereço de acesso é: http://www.blubbr.tv/

 

2 Comentários

  1. AvatarEmilio Antonio Leonel Ferreira

    Wagner

    Obrigado pela dica, uma ferramenta interessante para enriquer treinamentos que contenham vídeos.

    Responder
    1. Wagner G. A. DestroWagner G. A. Destro (Post author)

      Olá, Emilio. Obrigado pelo comentário. Com certeza é uma ferramenta que enriquece os vídeos didáticos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *