Cinco Técnicas de Marketing para e-Learning

Vou retomar a questão do marketing em e-Learning, discutida no post anterior, para compartilhar um artigo publicado recentemente no site da Comunidade Articulate. O nome do artigo é “5 Techniques to Market Your Internal E-Learning Courses Like a Pro”, foi escrito por Nicole Legault, que é Community Manager da Articulate, e está direcionado a profissionais de e-Learning do meio corporativo.

O texto, em tradução livre, é o seguinte:

Você criou um excelente curso, na forma de e-learning, para os empregados da sua organização. Agora, como fazer para que as pessoas se interessem em participar dele?

Aqui estão cinco iniciativas importantes que você pode adotar para efetivamente divulgar seus programas de e-learning para o público interno.

Mostre o que há de interessante no curso para os alunos

Quando se trata de um curso de e-learning que os empregados precisam fazer, a melhor maneira de motivá-los é explicar como o curso vai beneficiá-los. Será que vai lhes poupar tempo ou esforço? Será que vai melhorar o fluxo de trabalho? O primeiro passo para a divulgação do seu curso é destacar as razões pelas quais os empregados devam participar do treinamento, e os seus benefícios diretos.

Tire partido da intranet corporativa

A sua empresa tem uma intranet? Muitas organizações têm, e, se a sua está entre elas, você pode tirar vantagem dessa plataforma para promover os seus cursos de e-learning. Crie apresentações bem escritas e com bom apelo visual. Outra ideia para o site da intranet: crie uma tabela mostrando os empregados que já concluíram programas de e-learning e/ou que obtiveram as melhores notas. Nada como uma boa competição para motivar as pessoas a participar!

Envie convites por e-mail

Uma ótima maneira de divulgar o seu curso é disparar convites por e-mail. Prepare uma mensagem bem escrita e com recursos visuais agradáveis. Inclua informações sobre como acessar o curso e as datas de início e término.

Envolva a alta gerência

Desnecessário dizer que as taxas de conclusão de um curso de e-learning provavelmente vão subir se a diretoria estiver apoiando esse treinamento e atribuindo alto grau de importância a ele. Se algo é muito importante para a diretoria, e ela comunica a todos essa prioridade, então isso tende a se tornar importante para o empregado também.

Solicite a colaboração do Departamento de Marketing

Isto pode parecer óbvio, mas, se a sua organização tem um departamento de marketing, por que não pedir a ajuda dele quanto às maneiras de se comunicar com os empregados da organização? O Marketing provavelmente já tem uma vasta coleção de materiais e meios de divulgação que você pode utilizar. Afinal, é isso que esse departamento faz. Então para que reinventar a roda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *