Música, maestro!

Musicos

Se você, designer instrucional, ainda não utiliza fundo musical ou efeitos sonoros em seus programas de EAD ou de e-Learning (e mesmo na preparação de apresentações ao vivo), então está mais do que na hora de começar a usar.

A música e os efeitos sonoros, quando utilizados em momentos estratégicos, ajudam a realçar o contexto do ambiente de ensino, favorecendo a aprendizagem do aluno.

Ao preparar os storyboards ou protótipos de um programa de EAD ou de e-Learning, o DI deve ser capaz de indicar o fundo musical ou efeito sonoro que deseja, por exemplo, para a abertura e fechamento de cada módulo ou unidade, ou que esteja associado a cada personagem, animação ou vídeo, a momentos de tomada de decisão e aos feedbacks positivo e negativo que aparecem em função das respostas do aluno às atividades interativas.

Seria ainda melhor se, em vez de indicar, o próprio DI selecionasse as músicas ou efeitos sonoros, uma vez que há muito material de áudio disponível na internet.

Mas como fazer isso sem o receio de infringir direitos autorais?

Uma boa notícia para nós, DIs, é que o YouTube lançou, já há algum tempo, uma biblioteca de músicas “livres-para-usar”, ou seja, sem problemas de direito autoral. Esse serviço, dentro do YouTube, se chama “Biblioteca de áudio” e está organizado em três categorias: músicas gratuitas, músicas com anúncios e efeitos sonoros. As músicas gratuitas estão indexadas por subcategorias do tipo “gênero” (clássico, pop, rock etc.), “humor” (dramático, inspirado, romântico etc.), “instrumento” (guitarra, órgão, violão etc.) e “duração”. Os efeitos sonoros são do tipo porta batendo, telefone tocando etc.

No YouTube, o endereço de acesso é www.youtube.com/audiolibrary

Mas, lembre-se que a música não serve apenas para “embelezar”, para tornar mais bonitinho e atraente um determinado material digital de ensino. Bem utilizada, a música é um importante auxiliar de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *