Objetivos de ensino motivadores

Objetivo

Você é um DI consciente de suas responsabilidades e sempre redige, para os cursos que desenvolve, objetivos claros, mensuráveis e relevantes.

Por exemplo, os seus objetivos podem ser muito parecidos, formalmente, com estes que foram propostos para o Módulo 1 de um curso à distância em Gerenciamento de Projetos:


Objetivos do Módulo

Esperamos que, ao final deste módulo, você tenha aprendido a:

  1. conceituar as terminologias de Gerenciamento de Projetos consagradas em nível mundial;
  2. descrever as fases componentes do Ciclo de Vida da elaboração de projetos.

Esse parece ser o formato tradicional que a maioria dos designers instrucionais adota para descrever os objetivos de um curso ou disciplina.

No entanto, pode haver um problema com esse formato. Como vimos em posts anteriores, os alunos podem achar essa forma de apresentação dos objetivos – com marcadores ou em sequência numerada – muito seca, chata e pouco motivadora. Eles podem simplesmente não ler a tela de objetivos e, portanto, podem ficar sem saber o que se espera deles em cada unidade ou módulo do curso.

Como resolver esse problema?

Uma das soluções é contextualizar os objetivos de ensino, e uma maneira prática de fazer isso consiste em integrar os enunciados de objetivos ao texto de introdução do curso ou disciplina.

Vamos retomar o exemplo dado acima. Em vez de apenas apresentar os objetivos do módulo em sequência numerada, poderíamos preparar um storyboard (bastante simplificado, apenas para exemplo) com a seguinte sequência de telas:


[Tela 1] Introdução ao Módulo 1

Clique aqui para ouvir o comentário de boas-vindas do professor.

[Programador: Um clique no link vai abrir este arquivo de áudio] Olá, caro aluno. Bem-vindo ao Módulo 1 do nosso curso. Ao ministrar este curso de Gerenciamento de Projetos para as primeiras turmas de alunos, há alguns anos atrás, observei que alguns estudantes apresentavam, ao início do curso, quase sempre as mesmas dúvidas e restrições sobre esse tema, tais como:

  • O que são projetos?
  • Elaborar projetos demanda conhecimentos específicos?
  • Eu não elaboro projetos em meu trabalho. Este curso será útil para mim?

São questões tão importantes que uma parte significativa deste módulo está orientada para respondê-las. [Obs.: Fim do texto a ser gravado pelo professor]


Uma boa maneira de começar a introdução de um módulo ou curso é utilizar o recurso de “storytelling”. Isto pode ser feito por meio de vídeo ou áudio gravado pelo professor. É importante que os alunos fiquem familiarizados, desde o começo do curso, com o rosto e a voz do professor.


[Tela 2] Apesar de nem sempre percebermos claramente, nós estamos elaborando projetos o tempo todo, seja em nível profissional, seja pessoal.

[Web designer: Inserir neste ponto, em sequência, as seguintes imagens: uma pirâmide egípcia, o Coliseu, uma caravela portuguesa do século 16 e o homem caminhando na Lua. Cerca de 3 segundos para cada imagem]

Os projetos sempre existiram, mesmo na pré-história da humanidade e, talvez, até antes. As civilizações egípcia e romana realizaram megaconstruções, erguendo grandes pirâmides e construindo o Coliseu, por exemplo. Os navegadores europeus do século XVI desbravaram novas terras e, mais recentemente, o homem pousou na Lua.

São todos exemplos de projetos.


Note que os recursos de apoio visual deverão ajudar a entender e a fixar, de maneira mais fácil, as informações textuais.


[Tela 3] Para começar a ter uma noção da importância do gerenciamento de projetos, solicitamos que você assista agora ao vídeo “Construindo resultados com gerenciamento de projetos”, que está disponível no YouTube.

[Web designer: Um clique no link acima deverá exibir, nesta tela, o vídeo do YouTube, que se encontra no seguinte endereço: xxxxxxx]

Percebeu a importância do gerenciamento de projetos?

Assim, neste primeiro módulo, nós esperamos que você aprenda duas competências importantes, e que são fundamentais para a aprendizagem das demais competências de gerenciamento. A primeira é definir os conceitos envolvidos nas terminologias de Gerenciamento de Projetos que estão consagradas em nível mundial. A segunda é descrever as fases componentes do Ciclo de Vida da elaboração de projetos.

[Professor, solicito explicar aqui porque essas duas competências são importantes para o aluno]


Observe que os recursos multimídia, como o áudio ou vídeo, ajudam a motivar e preparar o aluno para o estudo do conteúdo do módulo ou curso. Não é necessário que todos os áudios e/ou vídeos sejam gravados pelo professor do curso. Há muitos recursos audiovisuais disponíveis na internet.

Como visto na tela acima, na parte final da introdução deve-se apresentar os objetivos de ensino e explicar porque eles são relevantes para o aluno.

Uma tela – ou seção – específica para a apresentação formal dos objetivos de ensino ainda é necessária e poderia ter o seguinte formato:


[Tela 4] Objetivos do Módulo

Esperamos que, ao final deste módulo, você tenha aprendido a:

  1. conceituar as terminologias de Gerenciamento de Projetos consagradas em nível mundial;
  2. descrever as fases componentes do Ciclo de Vida da elaboração de projetos.

Você deverá demonstrar a aquisição dessas competências nas seguintes situações de teste:

  • Para o objetivo 1: dado um teste composto por 10 (dez) questões de múltipla escolha, você deverá responder corretamente a, pelo menos, 8 (oito) questões. Valor = 0,5 ponto por questão. Máximo = 5 pontos. Seu desempenho será considerado satisfatório se você obtiver, no mínimo, 3,5 pontos.
  • Para o objetivo 2: dado um caso em que é descrito o ciclo de vida completo de um projeto, mas não em ordem cronológica, você deverá identificar, sequenciar corretamente e explicar cada uma das fases componentes do ciclo de vida do projeto. Valor = 5 pontos. Seu desempenho será considerado satisfatório se você obtiver, no mínimo, 3,5 pontos.

Você concorda que essa forma de apresentar os objetivos é mais útil e motivadora para os alunos?

 

2 Comentários

  1. AvatarEmilio Antonio Leonel Ferreira

    Wagner, boa noite!

    Muito interessante esta maneira de abordar os objetivos,obrigado pelas preciosas dicas.

    Um abraço

    Responder
    1. Wagner G. A. DestroWagner G. A. Destro (Post author)

      Obrigado pelo feedback, Emílio.
      Espero que essas dicas lhe sejam bastante úteis.
      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *