Vídeo interativo e o ensino de atitudes

Discutimos brevemente, em post anterior, a questão do ensino de atitudes, um componente frequentemente negligenciado em eventos didáticos formais, tanto na educação acadêmica quanto na corporativa.

Trata-se de um componente difícil de trabalhar, porque envolve lidar com emoções, sentimentos e valores, e a maioria dos professores e designers instrucionais, me parece, não está preparada para isso.

Mas os DIs vão precisar se preocupar, em algum momento, em lidar com as atitudes de maneira intencional e planejada, e a intenção deste post é dar uma pequena contribuição por meio da divulgação de um excelente exemplo prático, que ilustra o ensino de atitudes com base em um vídeo interativo.

Uma boa maneira de desenvolver as atitudes esperadas nos nossos alunos consiste em utilizar o recurso de cenários interativos baseados no método de escolhas forçadas. Esses cenários, numa classificação não exaustiva, podem ser de cinco tipos: (1) texto simples (há um exemplo desse tipo de cenário no meu post “Exemplo de atividade interativa”); (2) ilustrações ou desenhos com texto; (3) fotos com texto; (4) arquivos de áudio (podcasts), e (5) arquivos de vídeo.

O vídeo costuma custar mais caro para ser produzido do que os outros itens e, além disso, cenários interativos constituem uma metodologia pouco conhecida de grande parte dos nossos designers instrucionais. Somando tudo, acredito que vídeos interativos ainda sejam um recurso pouco utilizado em e-Learning e em EAD, em nosso país. Daí a utilidade deste post.

O recurso a que você terá acesso, abaixo, é um excelente exemplo de vídeo interativo. Foi planejado para, primeiro, influenciar as atitudes dos aprendizes a respeito de um assunto de saúde da maior importância – a parada cardíaca –, e, só depois, trabalhar o conhecimento, ou seja, apresentar as informações técnicas relacionadas.

O vídeo foi desenvolvido pela MedTronic Foundation e pelo HeartRescue Project, ambos dos EUA, e está acessível a partir deste link: http://www.heartrescuenow.com/

“Todos os dias, milhares de pessoas sofrem uma parada cardíaca. Você saberia como ajudar?”

Clique no botão “Start” para dar início à simulação e não esqueça de ligar o som do seu equipamento.

Depois de assistir ao vídeo, por favor responda se você concorda comigo quando afirmo que o vídeo interativo é uma boa ferramenta para o ensino de atitudes.

Aguardo você na seção de comentários.

2 Comentários

  1. AvatarMônica Contini

    Não consegui assistir o video, veio como corrompido.

    Responder
    1. Wagner G. A. DestroWagner G. A. Destro (Post author)

      Olá, Mônica.
      Eu acabei de acessar esse site, clicando no link disponível em meu post, e não tive problemas.
      Segue o link para esse vídeo: http://www.heartrescuenow.com/
      Sugiro que tente novamente, porque é um vídeo que vale a pena assistir.
      Um abraço.
      Wagner

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *